Identidade Organizacional!

12:25 25 março in PRINCIPAL

Identidade organizacional (ou identidade de marca) é o conceito de formação de uma personalidade e imagem da empresa para aproximar-se do seu cliente.

A economia dos últimos 30 anos apresentou diversas crises e foi bastante conturbada no ambiente global, e isso teve um impacto direto sobre a relação dos consumidores com as grandes, médias ou pequenas empresas.
O que surgiu e vem se fortalecendo a cada dia nos últimos 30 anos é a falta de confiança nas organizações. Essa falta de confiança se deve ao fato de que as crises apresentaram ao público uma perspectiva de ansejo desenfreado das empresas por lucros através de especulação e/ou exploração.
Com a internet, a comunicação foi facilitada e os consumidores puderam propagar esse sentimento de receio através de reclamações, avaliações de compra e etc.
Ou seja, toda a confiança que antes o consumidor depositava nas organizações como entidades de respeito, hoje deposita no próprio consumidor: NAS PESSOAS.

O que fazer e como quebrar esse gelo de desconfiança (às vezes até inconsciente) do meu cliente? Como faço para me aproximar dele e mostrar que minha empresa se importa com ele e em oferecer maior qualidade de vida a ele?

Sua marca é seu ponto de comunicação com seu cliente, PERSONIFIQUE sua marca. A personalidade de uma pessoa é formada por suas características únicas: seu objetivos, sua visão de futuro sobre o mundo e por ser seus valores pessoais. Logo, para personificar sua marca, você precisa definir essas características únicas. No contexto empresarial essas características são chamadas de Missão, Visão e Valores.
Após definir sua identidade, comunique-se com seus clientes para expressar qual é a personalidade da sua marca e o que de valor você tem a agregar na vida deles.

Só assim o cliente terá uma percepção única sobre a sua empresa, enxergará personalidade e se sentirá mais confortável em depositar sua confiança. Essa já é uma vantagem competitiva inigualável.

Não se esqueça!
A personificação da sua marca se dá através da identidade organizacional e gera a confiança do seu cliente, fazendo disso uma vantagem competitiva para sua empresa.